segunda-feira, 25 de abril de 2016

Cordisburgo: Casa de Guimarães Rosa e Gruta do Maquiné

Quem vive na correria da cidade nem sempre consegue tirar um tempinho pra curtir as belezas que estão ao seu redor. Mas parar e apreciar coisas belas é muito importante para recarregar as energias, por isso sempre que posso gosto de conhecer lugares novos.

Recentemente conheci a pequena Cordisburgo, que fica apenas a 115 km de Belo Horizonte e mesmo assim eu desconhecia. 
Cordisburgo é a terra do famoso escritor Guimarães Rosa, muito conhecido por seu livro "Grande Sertão Veredas". E a casa desse autor foi nossa primeira parada.

Confesso que fui sem muita expectativa, pensando que seria uma casa pequena e com um pequeno acervo. Grata surpresa foi a antiga residência de Guimarães. A casa é mantida como era na época, piso, paredes, teto... É como ser transportado pra casa da vó, lá na roça. Na entrada é oferecido um tour guiado por um dos jovens do programa da Casa museu. Nossa guia era muito bem preparada e tornou a visita ainda mais agradável. 

Além dos cômodos normais ainda tem um escritório do autor com vários livros famosos, incluindo primeiras edições e publicações em língua estrangeira. Existe também no museu a antiga venda do pai de Guimarães.

Dentro da cidade conhecemos ainda o Portal Grande Sertão, que lindas esculturas de ferro, porém o local parece meio abandonado, mal cuidado.

Existe ainda em Cordisburgo um "Zoológico de Pedras", reproduzindo em tamanho natural alguns dos animais encontrados fossilizados na região.
A principal atração fora da cidade é a Gruta de Maquiné. A entrada custa 20,00 e a visita é feita com guia que faz uma explanação sobre a formação da gruta, períodos geológicos e conta um pouco sobre Peter Lund - naturalista dinamarquês considerado o pai da geologia e arqueologia no Brasil. 

Na parte externa da gruta existe um museu, mas o acervo é bem escasso.

Quando estávamos deixando a cidade ainda paramos para admirar a Casa Elefante!!! Isso mesmo, uma casa em formato de elefante construída pelo mesmo artista responsável pelo Zoo de pedra.

Se você ainda não conhece Cordisburgo vale apena planejar uma visita, meio dia é o suficiente para o passeio que apesar de simples é enriquecedor.

Bjus!

2 comentários:

  1. Nossa, que legal! Nese Brasilzão tem muito lugar inusitado e legal. Adorei essa casa de elefante.

    Bjokas e uma maravilhosa semana,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brasileiro é criativo, inventa até casa elefante!!!
      E ela é bonita ao vivo.
      Bjus.

      Excluir

Gostaram do assunto? Então exponham sua opinião, ela é muito importante. Deixe seu blog que te farei uma visita.
Bjokas....

© Alma Ruiva - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: Thays Alkmin.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo